sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

One Swallow Doesn't Make A Summer, But It Makes Kick-Ass Decor

Ceramic Swallows via M&A

A few years ago I had a decor idea for my future living room . I wanted to fill it with a swallows, ceramic swallows that is. Just like you see in the picture. At the time I though it was a super original idea, but if someone else thought of it...
 Many years ago in Portugal it was very common to see ceramic swallows in peoples balconies and windows, as it was thought to bring peace and good luck to the family. My grandparent's old  house in rural Portugal still have them hanging and my mom decided to bring tradition to the suburbs by hanging two in our balcony. I think I love them so much because they remind me of my childhood and represent my country's lost traditions. Bu with the revival of all things kitsch I believe they're picking up again. You can buy them online at "A Vida Portuguesa" ( The Portuguese Life), a store that decided to revive our old but still beloved products, including the ceramic swallows, who first appeared by the hand of Portuguese 19th century artist Rafael Bordalo Pinheiro. You can also find them in street markets in rural areas.
What do you think of this idea? Are you a fan of adding kitsch elements to your decor? Let me know.
Há uns anos atrás, tive uma ideia para decorar a minha futura sala. Queria enchê-la de andorinhas, andorinhas de cerâmica, claro. Tal e qual como se vê na foto. Na altura achei que era super original, mas se outra pessoa algures neste mundo, pensou o mesmo...
Há muitos anos atrás, era comum em Portugal ver-se andorinhas de cerâmica nas varandas e janelas das casas, pois era crença que trariam paz e sorte à família. A casa antiga dos meus avós na santa terrinha ainda as tem penduradas e a minha mãe decidiu trazer a tradição para os subúrbios ao pendurar duas andorinhas na varanda. Acho que gosto tanto delas porque me lembram a minha infância e representam uma tradição perdida do nosso país. Mas com o regresso de tudo o que é kitsch, acredito que haja um regresso das andorinhas. Podem comprá-las online no site d'A Vida Portuguesa (ou nas lojas de Lisboa e do Porto), uma loja, que como muitos devem saber, decidiu rescucitar produtos portugueses antigos, mas muito amados, onde se incluem as andorinhas de cerâmica, que surgiram pela mão do artista do séc.XIX, Rafael Bordalo Pinheiro.Também podem encontrar estas andorinhas em mercados de rua de zonas mais rurais.
Gostaram da ideia? Gostam de misturar elementos kitsch na vossa decoração? Conte-me tudo.

3 comentários:

Bookaholic and Shopaholic disse...

Adorei a sala! A almofada com a imagem de uma mulher, as andorinhas e o piso xadrez. Hmmm, gostaria que o meu piso fosse assim...

Ana disse...

Muito giro! Também tenho andorinhas no tecto do meu quarto precisamente da loja Vida Portuguesa! São giríssimas e ate fazem parte do nosso convite de casamento.

Marta disse...

Eu também quero pendurar as que comprei, só não sei como as pendurar! Como fizeram?