tag:blogger.com,1999:blog-1806016183859702621.post9022750594001925197..comments2023-09-15T14:44:41.681+01:00Comments on The Girl Who Couldn't Be A Fashionista: Red Soles For EveryoneDiana Teodorohttp://www.blogger.com/profile/05498075262618210898noreply@blogger.comBlogger6125tag:blogger.com,1999:blog-1806016183859702621.post-2823708457551922092011-08-11T19:08:20.718+01:002011-08-11T19:08:20.718+01:00Tens razão nesses pontos todos Anocas! A pessoa as...Tens razão nesses pontos todos Anocas! A pessoa associa a solita ao Chriszinho, como tu dizes! Mas pah, tem de haver limites!Diana Teodorohttps://www.blogger.com/profile/05498075262618210898noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1806016183859702621.post-52963947520031672192011-08-11T17:30:33.191+01:002011-08-11T17:30:33.191+01:00Só para teres o comentário maior que o meu comenta...Só para teres o comentário maior que o meu comentaste duas vezes: malandra!!!<br /><br />Como refiro no meu post não sei de a marca L. queria salvaguardar a cor ou a ideia.<br />A cor é ridículo, não podem querer privar o mundo daquele vermelho. Quanto à ideia, pois bem... tenho sentimentos dúbios. <br />O "problema" é que quando vês aquela solinha vermelha associas logo à marca L. Imagina: eu vou muito bem a passear no tapete vermelho (possível, possível...) e levo uns sapatos de sola vermelha (possível, possível...) e que zás algo corre mal e o salto parte, o sapato rasga, enfim qualquer coisa dessa natureza. Não sabes a marca dos malditos sapatos, mas a quem vais associar (ok ok talvez tu, conhecedora dos meandros da moda dês um desconto, mas as pobres mortais que não sabem quem é a Freja, por exemplo)? Ao Chriszinho!<br /><br />Quando dizes que outras marcas não tem sola diferenciada. Pois claro que não. Mas vamos lá imagina (outra vez): uns pumps pretos de verniz. Quantas marcas te lembras? Imensas não é? Nesse segmento o design e a qualidade do sapato em si conta muito, mas há os modelos "básicos". E nesses havia uns pumps pretos de verniz de sola vermelha (L.) e uns pumps pretos de verniz (YSL; Dior, Jimmy, Manolo... bolas até a Aldo os tem) :)<br /><br />Eu sei que parece que estou a defender a acção da marca, mas não estou assim tão de acordo que tenha acordado e pensado "hoje vou processar a YSL por usar as solas encarnadas" =)Ana Novonoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1806016183859702621.post-110739453678550042011-08-10T19:56:34.226+01:002011-08-10T19:56:34.226+01:00Epah Anocas, ganda comentário!
Segundo me lembro d...Epah Anocas, ganda comentário!<br />Segundo me lembro daquilo que estudei relativamente a marcas,patentes e afins,a cor do produto não faz parte da marca e a L. não poderia patentiar a cor, pelo menos no ordenamento jurídico português(se alguém tiver provas do contrário, deixe aqui à amiga).E sinceramente acho ridículo patentear uma cor para solas de sapato. Simplesmente ridículo! Mencionaste os BMW e há muitos exemplos. As pessoas compram aquela marca pela sua qualidade ou estatuto. Não acho que a Louboutin vá perder estatuto, porque na verdade não são só as solas que lhes dão fama e clientela. São os modelos e a qualidade. Os Manolos não têm sola diferenciada, nem os Jimmy, nem os Kirkwood and I could go on and on, e também vendem. Também têm aquele estatuto. As malas Chanel também são identificadas pela sua alça de metal e pele e pelo seu padrão, mas não é por isso que devemos impedir outras marcas de usar esses materiais e modelos. And again I could go on and on. Sou uma democrata da moda!Diana Teodorohttps://www.blogger.com/profile/05498075262618210898noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1806016183859702621.post-2788055415261640382011-08-10T19:56:32.361+01:002011-08-10T19:56:32.361+01:00Epah Anocas, ganda comentário!
Segundo me lembro d...Epah Anocas, ganda comentário!<br />Segundo me lembro daquilo que estudei relativamente a marcas,patentes e afins,a cor do produto não faz parte da marca e a L. não poderia patentiar a cor, pelo menos no ordenamento jurídico português(se alguém tiver provas do contrário, deixe aqui à amiga).E sinceramente acho ridículo patentear uma cor para solas de sapato. Simplesmente ridículo! Mencionaste os BMW e há muitos exemplos. As pessoas compram aquela marca pela sua qualidade ou estatuto. Não acho que a Louboutin vá perder estatuto, porque na verdade não são só as solas que lhes dão fama e clientela. São os modelos e a qualidade. Os Manolos não têm sola diferenciada, nem os Jimmy, nem os Kirkwood and I could go on and on, e também vendem. Também têm aquele estatuto. As malas Chanel também são identificadas pela sua alça de metal e pele e pelo seu padrão, mas não é por isso que devemos impedir outras marcas de usar esses materiais e modelos. And again I could go on and on. Sou uma democrata da moda!Diana Teodorohttps://www.blogger.com/profile/05498075262618210898noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1806016183859702621.post-2363731949685754582011-08-10T19:44:37.053+01:002011-08-10T19:44:37.053+01:00Bolas... tenho vergonha do tamanho do meu post!Bolas... tenho vergonha do tamanho do meu post!Ana Novonoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1806016183859702621.post-28843368042257688092011-08-10T19:43:08.633+01:002011-08-10T19:43:08.633+01:00Ora bem...
(as coisas quando começam por "ora...Ora bem...<br />(as coisas quando começam por "ora bem" é para ter medo)<br />Vamos lá ver por onde começo...<br />- A força dos intangíveis: a uma marca associamos valores (segurança, conforto, qualidade, etc). E são esses valores - que em nada se relacionam como valor REAL do produto - que nos fazem pagar mais por ele. Por exemplo: um BMW custa mais 3% do que qualquer outro carro do mesmo segmento (ou seja tens um carro com as mesmas características mas 3% mais barato), mas mesmo assim a BMW vende (e bem). E porquê? Porque há algo na marca que nos faz preferir aquele logo azul em frente do capô. A mesma coisa com a Apple e os ipods - são os mp3 mais caros, e os mais desejados (apesar de várias desvantagens no produto, como não poder ser carregado nos computadores sem iTunes ou não servir de "pen").<br />O que se passa com os valores da Louboutin é que estão intrinsecamente ligados às solas vermelhas. Quando vês solas vermelhas pensas em L. (dá muito trabalho em dizer o nome todo... e tenho muita coisa para escrever ainda) e associas uma série de valores aos sapatos; ora se todas as marcas usarem solas vermelhas de forma indiscriminada a L. fica em apuros. <br />Voltando ao exemplo da Apple: uma das acções revolucionárias da marca foi usar phones brancos (se pensares bem nos nossos dias eram sempre pretos, discretos). Assim se vias um moço a ouvir mp3 e olhasses para os phones sabias LOGO qual era a marca (mesmo que não visses o leitor de mp3)... Com a L. passasse a mesmíssima coisa =)<br />- Processo contra a YSL: se a L. queria reservar o uso de solas vermelhas devia ter patenteado a ideia (não sei se poderia mas enfim) ou definir que aquilo era uma "trademark". Visto que não o fez e decidiu processar outras marcas que usassem a ideia da marca L. então deveria ter processado TODAS as marcas do mesmo segmento (a Dior, por exemplo, também usa solas vermelhas - salvo erro). Não faz sentido processar a Zara porque estão em segmentos completamente diferentes, mas faz sentido processar as marcas que concorrem directamente com ele: afinal de contas é a sua assinatura de marca e a sua ideia (copiada à descarada)!<br />Acho o processo tardio e mal pensado (pelas razões supramencionadas). E foi, principalmente, uma tentativa para que as outras marcas pensassem duas vezes antes de usar a sola vermelha...<br />Não lhe correu muito bem, coitado :/<br /><br />Com isto tudo não quero dizer que estou do lado da L., mas compreendo o facto da marca (e não a pessoa) tentar defender a sua assinatura.<br /><br />Acho que é tudo...<br />Ah! Não li o artigo da Vogue visto que estou atrasada para ir jantar (mas não consegui deixar de comentar). Quando ler quero perceber se a L. tentou salvaguardar a cor (como mencionas no teu post) ou a ideia :)<br /><br />Beijoo**Ana Novonoreply@blogger.com